Visitantes online

contador de visitas

O que é Libras?




LIBRAS - Que língua é essa que se fala com as mãos?

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRAS é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Esta lei foi regulamentada pelo decreto nr. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

Desde então foi estabelecido que a LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

A LIBRAS constitui-se em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e educação profissional desde um ano após a publicação do decreto, ou seja, desde 23 de dezembro de 2006.

O decreto é datado de 22 de dezembro de 2005 e nós estamos em 2012. Quase sete anos e ainda existem muitas pessoas que não conhecem a lei e não sabem o que é LIBRAS. Umas pensam que é mímica, outras que é um conjunto de sinais usado pelos deficientes auditivos (DA).

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. Não é mímica e não é universal. É brasileira. Se fosse universal seria Língua Universal de Sinais. Mas LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. ASL - American Sign Language é a Língua Americana de Sinais. O alfabeto é quase universal, há algumas letras que diferem de um país para outro.

O alfabeto manual constitui-se de trinta sinais que representam as vinte e seis letras, o cedilha (Ç) e os acentos: agudo (´), circunflexo (^) e til (~).

SINAIS são gestos feitos com as mãos que "sinalizam" a palavra em questão. Pois LIBRAS é uma língua sinalizada e não falada.

Temos dois tipos de sinais:

- SINAIS ICÔNICOS: são os sinais que propriamente "sinalizam" a palavra em questão. Ex.: carro, dirigir, telefone, bebê.

- SINAIS NÃO ICÔNICOS: são os sinais que não "sinalizam" a palavra em questão. Ex.: mãe, pai, namorado, trabalhar.

Para iniciar a prática em LIBRAS você precisa conhecer os cinco parâmetros da LIBRAS que são:

(CM) Configuração das mãos - são as formas que posicionamos as mãos para fazer o sinal. Esta forma pode ser uma letra, um número ou outro gesto de posicionar as mãos no início do sinal.

(PA) Ponto de Articulação - é onde incide a mão configurada para a execução do sinal. Pode ser um local do corpo ou espaço próximo do mesmo.

(M) Movimento - alguns sinais têm movimentos e outros não. Estes sinais que não têm movimento são os sinais estáticos, ou seja, parados.

(O/D) Orientação ou Direcionalidade - é a direção dada ao sinal que será executado.

(EF/C) Expressão facial e/ou corporal - a maioria dos sinais precisam do complemento facial ou corporal para que sejam compreendidos.

Os mais lidos