Visitantes online

contador de visitas

1ª Palestra Santa Casa de Mogi Mirim (FOTOS)

quinta-feira, maio 10, 2012

Hoje foi a minha primeira Palestra na Santa Casa. Como combinado, o evento foi dividido em dois públicos. Então quarta-feira que vem (16/05) irei novamente. Passei o dia estudando, pesquisando como começar, se as pessoas iriam, etc.
 
Libras é um assunto muito novo ainda e muitas pessoas não conhecem. Falam de linguagem, mímica, sinalização (esta é ótima) dos surdos-mudos (aff...). É preciso conscientização e divulgação. Eu me propus a ir até lá exatamente por causa disso.
 
As pessoas não tem noção do que é ser surdo. Foi bem interessante.


Aqui eu, Carlos e Cínthia estamos acertando os últimos detalhes.

Este é o tema da minha palestra.

Proleduc que nos deu uma força.

As pessoas estão chegando.

Estou um pouco apreensiva.

Nervosa. E o quê meu pai está lendo ao fundo?

Cínthia me apresenta.

Esse sorriso disfarça o nervosismo?

Nem passei gloss...

E vamos lá. Sinal DEMORAR.


Quando começo a falar e a sinalizar junto, muitas pessoas não sabiam que existiam os sinais. Para elas, a Libras era só o alfabeto manual que vemos quando compramos adesivos de pessoas surdas que vendem por aí. Muitas dúvidas surgiram. Não sabiam da Lei nº 10.436, não sabiam que Libras é a segunda língua oficial do Brasil e muitas outras coisas.

O que é Libras?

E as pessoas prestam atenção.

Sinal O QUÊ?

Como lidar com um surdo.

A parte mais engraçado foi quando eu comecei a falar sobre como lidar com um surdo. Geralmente as pessoas tendem a gritar. Ora quê? A pessoa é surda! Você pode gritar, gritar e gritar, que ela não vai ouvir. Afinal, ELA É SURDA!!!!
Na comunidade surda, nós que ouvimos somos chamados de OUVINTES e os que não ouvem SURDOS. Geralmente os ouvintes tem mania de articular muito a boca para que os surdos consigam ler seus lábios. Não é preciso fazer isso. Fale normalmente, pausadamente e deixe sempre os lábios à mostra para que a pessoa surda possa ler seus lábios. Nada de falar com a boca cheia, mascar chiclete.

Não precisa ter medo.


Não precisa ter medo. Ouvintes pensam que surdos vão morder ou sei lá o que. Se não entender, seja sincero. Diga que não entendeu, peça para repetir, fazer o sinal mais devagar ou até mesmo escrever. Paciência e boa vontade ajudam muito nessa hora. Surdos gostam de ensinar sua língua aos ouvintes. Eles se orgulham disso.

Muitos surdos fazem leitura labial.

Toninho inicia seu depoimento.
 
Toninho nasceu surdo pois sua mamãe teve rubéola durante a gravidez. Toninho não pode ser considerado um surdo comum. Ele veio de uma família de posses, seu avô era médico, estudou nas melhores escolas e frequentou fono durante muito tempo. Toninho faz excelente leitura labial, é alfabetizado e oralizado (fala). Sabe português, dirige e trabalha.

Do quê o Carlos está rindo?

Poucas pessoas conhecem Libras.

Alguém consegue cantar esta música sem ouvir a melodia?

Eu, Cinthia e a propaganda dos nossos colaboradores!

Mostrei também que podemos cantar através das nossas mãos. Sim, cantar. Se podemos falar com as mãos, porque não cantar? Interpretei a música de Natal "Estrela Guia" da Xuxa e aqui estão alguns sinais que executo durante a música.

Sinal QUERER

Sinal PAPAI

Sinal TRANSFORMAR/ MUDAR

Sinal BRILHAR

Sinal ESTRELA

Sinal VIR


Vem me dar a sua mão...

Sinal AMAR/ AMOR

Lá lá lá lá lá....

Agora só a melodia da música

Atenção na Interpretação da música

Convidados especiais

Sinal ESTRELA GUIA

Sinal PAZ

Sinal PAPAI

Eu e Dra. Vênus

Carlão compartilha algumas curiosidades.

Eu esclareço dúvidas.


Hora do coffee break.

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos