Visitantes online

contador de visitas

Surdos tinham que fazer prova de Inglês que incluía ouvir CD

quinta-feira, maio 21, 2015

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Educacao/Interior.aspx?content_id=4577877

Surdos tinham de fazer prova de inglês que incluía ouvir CD

 | 20/05/2015
Prova de Inglês previa que alunos com deficiência auditiva severa ouvissem o CD da oral em velocidade lenta. Não havia DVD para leitura labial.
 
DIANA QUINTELA/GLOABL IMAGENS
Prova de inglês gerou protestos entre os docentes
Os cerca de cem estudantes surdos que frequentam o 9.º ano de escolaridade na Rede Nacional de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos não fizeram o exame de inglês que se realizou em todas as escolas e agrupamentos do país, na semana passada. É que a prova inclui uma parte oral que, obviamente, está fora do seu alcance.
O Ministério da Educação e Ciência obrigou todos os alunos do 9.º ano a realizar o Preliminary English Test for Schools (PET), elaborado pela universidade inglesa de Cambridge. E os alunos surdos até queriam fazer o exame, mas a forma como a prova foi elaborada não permite que os estudantes com limitações realizem a parte oral e auditiva, impedindo-os assim de, após o pagamento de 25 euros, obter o certificado passado pela universidade inglesa a reconhecer os seus conhecimentos.
"Temos sete alunos surdos no agrupamento que não realizaram a prova", disse ao JN João Dantas, responsável pelo Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga. "Com conhecimento do Instituto de Avaliação Educativa, tomamos a decisão de dispensar os alunos".
Também na Escola Eugénio de Andrade, no Porto, os cinco estudantes surdos não fizera o exame de inglês. "Os pais não manifestaram interesse em que os alunos realizassem a prova", afirmou a subdiretora Sónia Cruzeiro.
"O exame de inglês, para a minha filha, era só a parte escrita, porque ela não ouve nem fala e não podia fazer as outras duas partes", explicou-nos a mãe de uma aluna.
Regulamento incongruente

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos