Visitantes online

contador de visitas

O termo correto é Pessoa com deficiência (PCD)

sexta-feira, janeiro 10, 2014

Fonte: Pessoa com Deficiência é o termo correto


Opinião do blog:

O termo correto é Pessoa com Deficiência (PCD).

Então, todos nós somos pessoas com algum tipo de deficiência. Eu por exemplo sou míope. O que significa que não enxergo de longe. Logo, minha visão está deficiente...

Você que que é estressadinho e não tem pavio... Sua paciência está deficiente. Então você também tem uma deficiência.

Ou seja, Pessoa com Deficiência quer dizer uma pessoa que não é perfeita. Pois se fosse perfeita, não teria deficiência certo?

Então somos todos deficientes. Não somos perfeitos. Pense nisso!!!

E agora a postagem do Blog da Lucimara Almeida:

Pessoa com Deficiência (PcD) é o termo correto adotado internacionalmente

Expressões reforçam estereótipo
Muitas pessoas, por falta de conhecimento ou até mesmo familiaridade com o assunto, acabam por adotar termos como, por exemplo, “portadores de necessidades especiais” ou “portadores de deficiência” para designar alguém que possui esta condição. Sem querer, acabam por provocar e reforçar estereótipos, uma vez que, dessa maneira, camuflam a palavra deficiência ou se esquecem do termo “pessoa”.
Por isso mesmo, desde a metade da década de 1990 o termo correto adotado internacionalmente é “pessoa com deficiência”. Ele foi usado na Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema, que discutiu exaustivamente esse assunto, com a participação de quase 200 países, inclusive o Brasil, que ratificou o documento com força de emenda constitucional. Garcia disse ainda que as leis brasileiras que tratam do assunto serão revisadas à luz desta Convenção, utilizando esta terminologia, substituindo o termo “pessoas portadoras de deficiência”, que está na Constituição brasileira desde 1988 e nas leis publicadas até agora.
img_ju486-03

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos