Visitantes online

contador de visitas
,

Cadê a educação?

quarta-feira, junho 05, 2013

Fui almoçar com minha filha no Lavapés, um supermercado aqui da minha cidade que tem o serviço self-service.
Quando ela terminou, retirou sua bandeja da mesa e levou até à cozinha, como eu ensinei.
Quando ela está voltando, uma senhora vem com a bandeja dela entregando para minha filha: "Moça, leva."
Eu contei até 10 em aramaico. Minha filha ignorou, pegou a minha bandeja e foi levar à cozinha.
Na volta, a mesma senhora, estava esperando com a bandeja na mão e falou para minha filha: "Moça, não escutou? Leva."
Senhor, minha filha estava com o uniforme do COC. Calça verde, camiseta branca com o logo do COC bordado na camiseta e na calça. O uniforme do Lavapés é branco, laranja e azul.
Tentei contar até 1000, mas não deu.
Bem educadamente eu disse: "Minha filha não trabalha aqui. Ela e meu menino costumam levar suas bandejas até à cozinha sempre depois que almoçam. Esse horário é muito lotado e as moças não dão conta de retirar todas as bandejas das mesas e liberar as mesmas para os outros clientes que estão chegando." 
Ela me respondeu: "Ah, na minha época não tinha isso."
Eu respondi: "Na minha também não. Mas eu aprendi e ensinei a eles." - Aí sabe o que ela falou? - "Você não é a moça que fala com as mãos? Eu jurava que você não tinha voz."
Responder o quê para uma pessoa assim? Gente, eu fiquei chateada não por ela pensar que minha filha trabalhasse lá, mas pela forma como ela pediu:
"Moça, não escutou? Leva."
Cadê a educação? Cadê o por favor? Odeio gente que se acha superior a todos e quer mandar em todo mundo. Ela sequer olhou direito para minha filha. Olhou com aquele olhar de gente que desfaz, humilha, não olha nos olhos, sabe? Senão saberia diferenciar pela roupa. E desde quando educação tem época?
Bom, paguei a conta e a moça do caixa que é sempre muito simpática me disse:
"Você não tem noção como existem pessoas assim. Eu trabalho aqui, tem pessoas que vem pagar a conta, nem respondem o boa tarde que eu lhes desejo."
A outra que presenciou tudo e pegou a bandeja da tal senhora, disse:
"É muito difícil alguém retirar a bandeja. E neste horário de pico, se as pessoas chegam e as mesas estão com bandeja, nos chama e MANDAM tirar." - MANDAM?
Aff... Educação é a base de tudo. Bom dia, boa tarde, com licença, por favor, muito obrigado... Eu sou dessa época!

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos