Visitantes online

contador de visitas

Libras na Saúde e na Educação - Tribuna Livre na Câmara Municipal

segunda-feira, maio 13, 2013

Hoje tive a Tribuna Livre na sessão da Câmara Municipal de Mogi Mirim. Fui cobrar da atual gestão, prefeito Gustavo Stupp e vice Gerson Rossi o que foi prometido à comunidade surda durante a campanha: Libras na Saúde na Educação.
Fiquei muito feliz em ver minha amiga Nathália Dourado lá. Ela esteve lá apenas para me apoiar e ser solidária durante meu discurso na Tribuna Livre. Afinal, ler, discursar e sinalizar fica meio complicado hein? 


E aqui vou eu...




Estiveram presentes os surdos: Tânia (Engenheira Civil), Gabriela e Itamar (gerentes da empresa Forever Living), Dudu (que passou no CFC) acompanhado de sua mãe Rose, Caroline com sua filha Izabelli, 9 anos (que é surda), Valdívia Albejante, que é mãe de Toninho, também surdo. Outras pessoas solidárias também compareceram como Jane Costa e seu filho. Jane foi minha aluna durante o curso de Libras módulo III. Membros do grupo Cidadania Ativa: Mauricio das Neves, Sebastião Zolli Júnior, Henrique Finotti, Leila Ferraciolli, André Mazon, Tiago Costa, Rosemary Silva, entre outros.

Agora as fotos:





Tânia, Itamar, Gabriela e Nathália.

Dudu e sua mãe Rose.

E começo meu discurso.

Breve explicação sobre Libras e Lei nº 10.436/02.

Nathália interpreta enquanto eu discurso.

Cito algumas situações que surdos vivenciam.

Respondo perguntas da vereadora Dayane Amaro Costa.

Respondo perguntas do vereador Leonardo Zaniboni.

Comento o elogio do vereador Ney.

Aqui vereador Cinoê faz sua colocação.

Dudu, Rose, Tânia, Gabriela e Itamar.

Vereadoras Daniela Dalben e Márcia Rottoli.


Nathália, eu, Gabriela, Itamar, Tânia e Dudu.




Nathália, Carol e Izabelli.



.
Abordei os temas:

- surdos vão ao posto de saúde e como vão explicar o que acontece com eles? Como explicar onde dói?
- cadê as campanhas de prevenção contra drogas, gravidez e DST para surdos?
- se as crianças aprendem Libras em turno contrário ao da escola, como vão se comunicar com seus amiguinhos?
- como uma criança surda irá cantar no coral da escola se não há fonos especializadas em Libras?
- se um surdo passa mal e precisa chamar o SAMU, como fazer isso?
- se surdos moram em Mogi Mirim, pagam IPTU e demais impostos em Mogi Mirim, porque seus direitos não são respeitados aqui?
Bom, agora é esperar...


Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos