Visitantes online

contador de visitas

Paula é mãe de uma surda

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Fonte:  http://paulamartelato.webnode.com//

Resolvi fazer este blog principalmente para os pais de filhos deficientes


Resolvi fazer este blog principalmente para os pais de filhos deficientes auditivos ou surdos; quando vamos pesquisar assuntos relacionados a isto encontramos apenas tese de mestrado ou monografias, palavras como aquisição da lingüística, concepção do desenvolvimento neurossensorial, feedack, etc... longas e cansativas dissertações, com todo respeito aos profissionais e gratidão; mas é importante que a linguagem a uma mãe que acabou de receber o diagnóstico de surdez de seu filho seja simples e objetiva.



Vou contar um breve relato de como aconteceu comigo:

 
Minha filha então com dois anos, ainda não falava, resolvi levá-la a um médico foniatra professor de uma grande universidade que me disse fazendo um exame com diapasão que ela ouvia perfeitamente bem, questionei com ele e pedi um exame mais confiável e foi realizado o BERA onde constatou surdez profunda bilateral.
 
Um novo mundo se abriu para mim que não sabia por onde começar, fui procurar uma fonoaudióloga da qual era oralista e eu ainda não estava familiarizada com estes termos, (bilíngüe e oralista) então não sabia bem como agir, mas já na primeira consulta pude perceber como seria, ela me disse que ensinaria as palavras para minha filha questionei o que eu faria em casa já que vinte e três horas do dia ela estaria comigo, percebi que seria necessário a língua de sinais até ela desenvolver a fala, os sinais seriam mais rápidos e a comunicação seria efetiva, fui atrás de cursos de LIBRAS, comprei livros e minha vida de apenas mãe se transformou também em professora, pesquisadora, psicóloga e advogada, meu jeito crítico me fez estudar e analisar tudo que me diziam a respeito e a única coisa que posso sem dúvida esclarecer a vocês pais, é que a comunicação é o único caminho para o sucesso do seu filho, você é o responsável por isso e sozinho não dá, busque ajuda de profissionais e surdos adultos, tendo em mente que a sua comunicação com seu filho é a coisa mais importante no mundo neste momento de aprendizado para ambos e que você vai educá-lo para o mundo para ele ser bem sucedido na vida.
 
Não pense nunca que é difícil demais e que você não é capaz, a única diferença de se educar uma criança surda é que você precisará aprender uma nova língua para haver comunicação, nunca o trate diferente dos irmãos ouvintes ou lhe dê privilégios, lembre-se você quer educá-lo para enfrentar o mundo, ser corajoso, e não criar um melindrado com medo de lidar com as dificuldades que a vida lhe apresentar, você não estará sempre presente.
 
No meu caminho para a educação da minha filha eu enchi a casa de papeizinhos pregados nas portas, geladeiras, mesa, cadeira, televisão, fogão, enfim tudo era nomeado, eu mostrava a palavra escrita e fazia o sinal correspondente pra ela, e aos poucos aquelas mãozinhas começaram a falar, e sua visão sempre atenta na minha boca, na leitura labial fizeram dela hoje com dezessete anos uma surda oralizada com leitura labial perfeita e LIBRAS, é daquela surda que quando fala se a pessoa não sabe pensa que ela é estrangeira pelo sotaque e aparência, eu não descartei a ajuda de uma profissional não, ela freqüentou por alguns anos uma fonoaudióloga quando ainda era criança, o meu lado professora me fazia sentar com ela no chão e transformar uma brincadeira de achar o par em oportunidade para ela aprender palavras novas.
Estou resumindo o máximo que consigo da nossa historia não quero um texto longo e cansativo.
 
Bom, mudamos de cidade e eu entrei com uma ação na justiça para ela ter interprete na sala de aula da qual ganhamos e hoje ela está no terceiro colegial e uma intérprete paga pelo estado a acompanha nas aulas, auxiliando no que ela precisa com relação à comunicação. Olha o meu lado advogada aí, que precisou lutar e ter incansáveis momentos com professores e diretoras de escola para garantir uma educação eficiente para ela e não apenas uma criança que copiava a matéria da lousa.

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos