Visitantes online

contador de visitas

2ª Palestra Santa Casa de Mogi Mirim (FOTOS)

quinta-feira, maio 17, 2012




Estou aguardando as pessoas chegarem.


Nesta segunda palestra eu estava mais tranquila. Bombeiros, pessoal que trabalha no resgate, minhas alunas do Libras II e minhas alunas da Faculdade São Francisco compareceram
A palestra foi a mesma, mas com público diferente. Muitas perguntas, muitas dúvidas. Fico feliz por ter divulgado a Libras.



Sinal ESTADOS UNIDOS.

Sinal ESPERAR


Aqui eu explico que a palestra demorou para começar, pois tivemos que esperar todas as pessoas chegarem.

Sinal PORQUE

Sinal CRESCER

Dra. Vênus começa sua experiência.




Ela trabalha na no resgate da Renovias, Concessionária responsável por algumas rodovias aqui da região. Certa vez foi socorrer um acidente e quando chegou o rapaz emitia uns sons e ela ficou na dúvida se ele estava em choque ou assustado. Foi quando ela resolveu sinalizar: "OI, TUDO BEM?" - O rapaz acidentado se animou e começou a sinalizar. Os demais membros da ambulância acharam que ele estava convulsionando (aff...), mas Dra. Vênus, disse que não, que ele era surdo. Ela me ligou e eu fui até lá para interpretar. Sobre o fato dos outros membros pensarem que o rapaz estava convulsionando, é normal. Os surdos não falam só com as mãos. Eles usam as mãos, o corpo, as expressões, etc. Então, que não conhece, acha que a pessoa está tendo algum piripaque mesmo.

...não sabia o que fazer.

E agora? Como vou me comunicar?

Eu interpreto o tempo todo para o Toninho.







Minhas alunas da enfermagem.


 

 
Toninho começa narra sua história. Ele nasceu surdo, pois sua mãe teve rubéola durante a gestação. Ele foi alfabetizado em escola normal junto com crianças ouvintes. Frequentou fono durante muitos anos.




Ele diz que as pessoas não sabem lidar com surdos. As pessoas tem medo de se aproximar, de tentar conversar e não precisa. Basta falar devagar, normalmente para o surdo leia seus lábios, se ele não conseguir ler, escreva num papel, peça para fazer o sinal mais devagar.





 




 


Aline interpreta o depoimento de Toninho.



 
Toninho, eu, Dra. Vênus e Dr. Suassuna
 


Eu, Toninho e minhas alunas da Enfermagem que já trabalham como enfermeiras.
 

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos